Marketing de conteúdo

Como melhorar a taxa de conversão com conteúdo?

Descubra como melhorar a taxa de conversão com conteúdo. Aprenda estratégias que atraem, engajam e convertem visitantes em clientes.

Você sabia que é possível melhorar a taxa de conversão com conteúdo? Pois é, em um cenário altamente competitivo, o desenvolvimento de materiais customizados, conforme a necessidade do consumidor, pode ser o ponto de virada para sua empresa atrair e conquistar mais clientes. 

Nesse sentido, segundo pesquisa da Demand Metric, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que as estratégias tradicionais de marketing e gera, aproximadamente, três vezes mais leads.

Em outras palavras, esses dados demonstram que o conteúdo otimizado não apenas impulsiona o tráfego, mas também é fundamental para aumentar as taxas de conversão.

Desse modo, entender como alinhar a produção de conteúdo com o funil de vendas pode ser a chave para transformar leads em clientes.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como melhorar a taxa de conversão com conteúdo otimizado, a partir de técnicas e estratégias eficazes para aprimorar os resultados da sua empresa. Confira a seguir!

💡 Leia também: 5 erros na produção de conteúdo corporativo

Saiba como melhorar a taxa de conversão com conteúdo

Entenda a jornada do cliente

Para melhorar a taxa de conversão com conteúdo otimizado, primeiro, é preciso compreender a jornada do cliente. Afinal, cada fase do funil de vendas – topo, meio e fundo – exige um tipo de material específico que atenda às necessidades e expectativas do público.

  • Topo do funil (descoberta): aqui, o foco é na geração de consciência. O conteúdo deve educar e informar o usuário sobre um problema ou necessidade. Exemplo: posts de blog, e-books e guias gratuitos.
  • Meio do funil (consideração): o público já reconhece o problema e começa a buscar soluções. Conteúdo como estudos de caso, comparações de produtos e webinars são eficazes nesta fase.
  • Fundo do funil (decisão): o objetivo é levar o lead à decisão de compra. Depoimentos de clientes, demonstrações de produtos e avaliações de terceiros são exemplos de conteúdo altamente eficientes nessa etapa.

Dica: utilize ferramentas como Google Analytics ou Hotjar para mapear e analisar o comportamento dos visitantes em cada etapa do funil.

Produza conteúdo relevante e de qualidade

Em seguida, a produção de conteúdo de qualidade é a base de qualquer estratégia de conversão bem-sucedida. Isso, pois o Google valoriza materiais que entregam valor real para os usuários, o que impacta diretamente no ranqueamento orgânico e, consequentemente, nas taxas de conversão.

Para se ter ideia, segundo o Content Marketing Institute, 77% dos consumidores preferem consumir conteúdo autêntico de marcas em vez de anúncios tradicionais. Esse dado mostra o poder do conteúdo relevante e bem elaborado.

Estratégias para criar conteúdo de qualidade

  • Foque nas dores do público: ofereça soluções práticas e relevantes para os problemas da sua persona.
  • Utilize dados e fontes confiáveis: embase seus conteúdos com estudos de caso, dados do setor e opiniões de especialistas.
  • Crie Call to Actions (CTAs) persuasivos: conduza o leitor a uma ação objetiva, como baixar um e-book, agendar uma reunião ou solicitar um orçamento.

Otimize o conteúdo para SEO

A otimização para motores de busca é um fator decisivo para atrair tráfego qualificado e, consequentemente, aumentar a conversão. Sem uma estratégia de SEO para blog, por exemplo, o conteúdo pode não alcançar o público certo.

Práticas de SEO para melhorar a taxa de conversão

  • Escolha de palavras-chave adequadas: utilize ferramentas como SEMrush ou Ubersuggest para identificar termos de baixa concorrência e alto volume de buscas. A palavra-chave principal para este artigo, por exemplo, é “melhorar a taxa de conversão com conteúdo”.
  • Meta tags e descrições otimizadas: escreva títulos e descrições atrativos que incentivem o clique.
  • Links internos e externos: crie uma estrutura de links internos para guiar os visitantes para outras páginas relevantes do seu site. Além disso, insira links para fontes externas de autoridade.

Segundo um estudo da Backlinko, o conteúdo otimizado em SEO que aparece na primeira página do Google tem, em média, uma taxa de conversão 10 vezes maior do que conteúdos que estão além da terceira página.

Utilize provas sociais e depoimentos

A prova social é uma ferramenta poderosa para aumentar a confiança do consumidor e melhorar a taxa de conversão com conteúdo.

Nesse sentido, conforme estudo da Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de pessoas que conhecem ou em depoimentos de outros clientes do que em publicidade tradicional.

Como utilizar provas sociais no seu conteúdo

  • Depoimentos de clientes satisfeitos: insira relatos de sucesso nas páginas de produtos e landing pages.
  • Estudos de caso: compartilhe histórias de como seus serviços ajudaram outros clientes a alcançar resultados positivos.
  • Avaliações e selos de confiança: utilize avaliações de terceiros e certificados de qualidade para reforçar a credibilidade.

Testes A/B para conteúdo e páginas

Por fim, uma forma eficaz de melhorar a taxa de conversão é testar diferentes elementos do conteúdo, como títulos, imagens, CTAs e layouts de página.

Isso porque os testes A/B ajudam a entender o que funciona melhor para o seu público e a fazer ajustes baseados em dados.

Saiba quais elementos testar no seu conteúdo

  • Títulos: um título persuasivo pode aumentar significativamente o tempo de permanência no site e as taxas de conversão.
  • CTAs: teste diferentes variações de Call to Actions, como cores, tamanhos e textos.
  • Imagens: a escolha das imagens corretas pode gerar uma conexão emocional mais forte com o leitor.

Segundo o ConversionXL, empresas que implementam testes A/B em suas páginas de conteúdo podem aumentar suas conversões em até 49%.

Vale destacar que os testes A/B fazem parte de uma estratégia de growth marketing, que também pode ser aplicada para melhorar a taxa de conversão com conteúdo na sua empresa.

💡 Saiba mais: Email marketing para pequenas empresas: vale a pena investir?

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Como visto, melhorar a taxa de conversão com conteúdo otimizado é um processo contínuo, que envolve diversas etapas. Ao implementar essas estratégias, sua empresa estará mais bem posicionada para atrair visitantes qualificados, convertê-los em leads e, finalmente, transformá-los em clientes.

Invista em uma estratégia de conteúdo eficaz e veja os resultados refletidos diretamente no crescimento das suas conversões!

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Na prática, trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, com jornalistas, revisores, publicitários e especialistas em marketing de conteúdo para geração de leads.

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Felipe G.

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