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Descubra a importância do conteúdo para pequenas empresas no mercado B2B

Descubra a importância do conteúdo para pequenas empresas no mercado B2B

Entenda a importância do conteúdo para pequenas empresas e saiba como melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores 

Você conhece a importância do conteúdo para pequenas empresas, especialmente no mercado business to business (B2B)?

Pois bem, o conteúdo ajuda a atrair, educar e converter clientes em potencial, além de melhorar o seu posicionamento nos buscadores e aumentar a autoridade da sua empresa em seu nicho de mercado.

Nesse contexto, 81% dos consumidores confiam em empresas que fornecem conteúdo relevante e útil, de acordo com pesquisa da Content Marketing Institute.

Além disso, conforme levantamento da Demand Metric, 70% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma empresa que fornece conteúdo de alta qualidade.

Diante disso, preparamos esse conteúdo sobre a importância do conteúdo para pequenas empresas e como é possível criar uma estratégia eficaz para o seu negócio. Confira!

Saiba o que é e entenda a importância do conteúdo para pequenas empresas

Antes de descobrir de fato a importância do conteúdo para pequenas empresas, é necessário entender toda a estratégia por trás dos materiais produzidos.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma estratégia desenvolvida para criar e distribuir materiais relevantes e valiosos para o seu público, para gerar leads, construir relacionamentos e aumentar as vendas.

A seguir, conheça os principais benefícios que comprovam a importância do conteúdo para pequenas empresas, especialmente no mercado B2B.

Aumenta a presença digital e a credibilidade

Ao criar e publicar conteúdo regularmente, as empresas demonstram que entendem do seu mercado e que podem oferecer soluções reais para os problemas dos potenciais clientes.

Otimiza a geração de leads com alto retorno sobre o investimento

O conteúdo é uma maneira de atrair clientes em potencial sem gastar muito com anúncios ou outras mídias pagas.

Além disso, o conteúdo tem um efeito duradouro, pois gera tráfego e leads a longo prazo, mesmo um bom tempo após ser publicado.

Constrói confiança e consciência entre os consumidores

Os materiais produzidos também favorecem a comunicação de uma organização com os seus clientes em potencial, de forma personalizada e educativa, mostrando que a empresa se importa com as necessidades da persona e que pode ajudá-la a alcançar os seus objetivos.

Cria a base para o SEO e fortalece as redes sociais

Essa estratégia também é essencial para SEO, pois ajuda a otimizar um site para os buscadores e a ranquear melhor nas pesquisas.

Além disso, o conteúdo pode ser compartilhado nas redes sociais, ampliando o seu alcance e a sua audiência.

Fornece valor e soluciona problemas dos potenciais clientes

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada também oferece valor aos seus clientes sem pedir dinheiro em troca, criando uma relação de confiança e reciprocidade.

Além disso, o conteúdo pode solucionar as dúvidas e os problemas dos seus clientes, facilitando o processo de decisão de compra.

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para pequenas empresas no mercado B2B?

Para criar uma estratégia de marketing de conteúdo para pequenas empresas no mercado B2B, é preciso seguir alguns passos importantes. Conheça a seguir!

Desenvolva e estude a sua persona

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia é saber quem são os seus clientes ideais, quais são as suas características, necessidades, dores e desejos.

Assim, é possível criar um conteúdo que seja relevante e atrativo para o seu público.

Estabeleça os objetivos da sua empresa

Em seguida, é importante saber qual é o propósito do seu conteúdo, qual é a mensagem que sua organização quer passar e quais são os resultados que espera alcançar.

Com isso, sua empresa pode planejar os materiais de acordo com seus objetivos.

Defina canais de distribuição dos conteúdos

Ainda sobre a importância do conteúdo para pequenas empresas, o próximo passo é descobrir onde o seu público consome conteúdo, quais são as plataformas mais adequadas para o seu negócio e como sua organização irá distribuir os materiais produzidos.

Alguns exemplos de canais para a distribuição de conteúdo são:

  • Blogs
  • Redes sociais
  • Email
  • YouTube
  • Plataformas de podcast

Analise o mercado e defina os formatos ideais

A próxima etapa é entender quais são os tipos de conteúdo que mais se adaptam ao seu público, canal e objetivo. Por exemplo, você pode usar artigos de blog, posts nas redes sociais, e-books, webinars, podcasts, vídeos, infográficos, entre outros.

Produza um calendário editorial

Seu negócio também precisa saber com que frequência e em quais horários vai publicar os materiais produzidos, levando em conta o comportamento e a preferência da sua persona.

A partir disso, é possível desenvolver um cronograma de produção e distribuição de conteúdo.

Estabeleça as métricas

Para medir o desempenho e o impacto do seu conteúdo, é necessário usar indicadores que estejam alinhados com os seus objetivos.

Na prática, sua empresa pode usar métricas como tráfego, engajamento, conversão, retenção, fidelização, entre outras.

Definir as suas ações de melhoria

Por fim, após analisar os resultados das ações implementadas, é o momento de identificar os pontos fortes e fracos e viabilizar táticas de melhorias.

Assim, sua empresa otimiza o conteúdo e alcança melhores resultados.

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Como visto, o conteúdo é uma ferramenta essencial para as pequenas empresas que querem se destacar no mercado B2B e melhorar o seu posicionamento nos buscadores.

Agora que você já sabe sobre a importância do conteúdo para pequenas empresas, bem como as melhores práticas para implementar a estratégia na sua empresa, chegou o momento de conhecer uma parceira para o seu negócio.

Nesse caso, a GDN Content está pronta para te ajudar! Somos uma agência digital voltada para o marketing de conteúdo. Aliamos a nossa expertise com os recursos tecnológicos mais atuais para desenvolver uma estratégia completa, produzir materiais e mensurar resultados.

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