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Jornada do cliente

Como a jornada do cliente impacta a produção de conteúdo?

Como a jornada do cliente impacta a produção de conteúdo?

Saiba como a jornada do cliente impacta a produção de conteúdo e descubra como personalizar seus materiais para cada etapa dessa experiência!

A jornada do cliente é um dos pilares fundamentais na criação de conteúdo estratégico. Hoje, mais do que nunca, as marcas precisam se alinhar às necessidades e comportamentos de seus clientes em cada etapa dessa experiência, para garantir um envolvimento genuíno e aumentar as taxas de conversão. 

Por isso, é preciso entender como o público interage com o seu conteúdo ao longo do processo de decisão para fornecer materiais que proporcionem resultados.

A partir deste cenário, preparamos esse conteúdo completo sobre o impacto da jornada do cliente na produção de conteúdo. Boa leitura!

💡 Saiba também: Como o conteúdo para inbound marketing melhora a estratégia da sua empresa?

O que é a jornada do cliente?

Jornada do cliente é o caminho que o consumidor percorre desde o primeiro contato com sua marca até a decisão de compra e, idealmente, a fidelização.

Desse modo, esse percurso envolve diferentes interações, cada uma representando um estágio específico das necessidades do cliente.

Para se ter ideia, segundo a Salesforce, 80% dos clientes consideram a experiência fornecida por uma empresa tão importante quanto seus produtos e serviços. Por isso, personalizar o conteúdo de acordo com essa jornada é tão importante.

A jornada do cliente é composta por quatro estágios principais:

  1. Descoberta 
  2. Consideração
  3. Decisão
  4. Fidelização

Nesse sentido, a seguir, explicaremos como você pode alinhar a produção de conteúdo a cada uma dessas etapas para otimizar os resultados da sua estratégia.

Principais passos na produção de conteúdo para otimizar a jornada do cliente

1. Descoberta: atraia a atenção do público

A primeira etapa da jornada do cliente é o momento em que os potenciais consumidores começam a identificar um problema ou necessidade. Nessa fase, eles ainda não sabem muito sobre sua marca ou produto e estão em busca de informações amplas.

Por isso, aqui, o conteúdo precisa ser educativo, introdutório e focado em trazer soluções gerais para problemas que o público enfrenta.

Nesse contexto, o uso de blogs, guias e vídeos explicativos é essencial para atrair a atenção. Segundo a HubSpot, 47% dos consumidores consomem de três a cinco conteúdos de uma empresa antes de se envolverem com a marca.

Exemplos de conteúdo

  • Publicações de blog: crie artigos que abordem as dores do seu público-alvo.
  • E-books: forneça materiais que introduzam soluções amplas e relevantes.
  • Vídeos no YouTube: publique vídeos explicando conceitos-chave que respondem às primeiras perguntas dos usuários.

2. Consideração: engaje e eduque

Nesta fase, os clientes em potencial já sabem que têm um problema e consideram diferentes soluções para resolvê-lo. Por isso, pesquisam alternativas e comparam ofertas, o que faz desse momento uma oportunidade de aprofundar o conteúdo e demonstrar autoridade no assunto.

Diante disso, nesta etapa, seu conteúdo precisa ser mais detalhado, apresentando as vantagens da sua solução, e ajudar a guiar o cliente em potencial na escolha. 

Para se ter ideia, conforme dados da Content Marketing Institute, 61% dos consumidores afirmam que os conteúdos ajudam a tomar decisões de compra.

Exemplos de conteúdo

  • Estudos de caso: mostre como outros clientes superaram problemas semelhantes usando seu produto ou serviço.
  • White papers: crie materiais técnicos e completos que posicionem sua empresa como referência.
  • Comparativos: ofereça gráficos comparativos ou checklists para ajudar na decisão.

3. Decisão: convença e converta

Na etapa de decisão, o cliente já considera adquirir uma solução e precisa de argumentos convincentes para escolher sua marca. Então, o foco é demonstrar o valor de sua oferta em relação aos concorrentes.

Agora, seu conteúdo deve ser direto ao ponto, destacando os diferenciais e benefícios do seu produto ou serviço. 

Nesse sentido, conforme a Demand Gen Report, 95% dos compradores B2B afirmam que o conteúdo desempenha um papel importante na confiança que sentem para fechar uma compra.

Exemplos de conteúdo

  • Demonstrações de produto: ofereça demonstrações detalhadas do produto em ação.
  • Depoimentos de clientes: adicione vídeos ou textos de clientes satisfeitos falando sobre os resultados.
  • Provas sociais: inclua selos de garantia, prêmios ou certificações que fortaleçam sua credibilidade.

4. Fidelização: crie relações de longo prazo

Por fim, o ciclo não termina com a venda. Afinal, manter o relacionamento com os clientes após a conversão é tão importante quanto a atração.

Desse modo, a fidelização se baseia em continuar oferecendo valor, educando e engajando o cliente para novas oportunidades de venda ou recomendação.

Então, aqui, o foco deve ser criar conteúdos que mantenham o interesse dos clientes, ajudem a maximizar o uso de seus produtos e serviços, e aumentem a fidelidade.

Para se ter ideia, um aumento de 5% na retenção de clientes pode resultar em um crescimento de 25% a 95% nos lucros, segundo dados da Harvard Business Review.

Exemplos de conteúdo

  • Tutoriais e webinars exclusivos: continue educando o cliente sobre formas avançadas de usar seus produtos.
  • Newsletters: envie atualizações e informações sobre novos recursos ou tendências do setor.
  • Programas de fidelidade: incentive o cliente a retornar oferecendo recompensas.

💡 Leia mais: Entenda a importância da análise de dados na produção de conteúdo

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A jornada do cliente impacta diretamente a maneira como as empresas devem abordar a produção de conteúdo.

Ao entender cada etapa desse processo e personalizar as informações conforme as necessidades do consumidor, você consegue otimizar sua estratégia, melhorando as taxas de conversão e a satisfação do cliente.

Diante disso, na GDN Content, ajudamos empresas a criar conteúdos personalizados que ressoam em cada fase da jornada do cliente.

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